Normas 2015

Normas para Publicação 2015


CATEGORIAS: Resumo Expandido e Artigo Científico


1. Participação
1.1 Para o IX Fórum Internacional de Turismo do Iguassu serão aceitos trabalhos na forma de resumo expandido, somente para graduação, e de artigo científico para alunos de graduação e pós-graduação, professores, pesquisadores e profissionais do turismo e de áreas correlatas.
Para informações sobre procedimentos para efetuar a inscrição no evento, a partir de março de 2015, acesse http://festivaldeturismodascataratas.com/atividades/eventos-complementares/forum-internacional/
1.2. Para que possam apresentar seus trabalhos, pelo menos um dos autores deverá estar inscrito no evento por meio do preenchimento da ficha de inscrição e pagamento da taxa respectiva. Os trabalhos deverão ser encaminhados para a apreciação da Comissão Científica nos prazos fixados nestas normas.

2. Conteúdo
2.1 O conteúdo dos trabalhos submetidos ao IX FÓRUM ITERNACIONAL DE TURISMO DO IGUASSU deverá versar sobre os eixos temáticos dos grupos de trabalho conforme o site do evento e no item 14.
2.2 A comissão organizadora poderá, de acordo com a quantidade de trabalhos
recebidos, desmembrar ou reunir grupos de trabalho, ou ainda, de acordo com o conteúdo dos trabalhos aprovados, alocar e alterar trabalhos em GTs que julgar pertinente.

3. Idioma
3.1 Os idiomas oficiais dos trabalhos completos para apresentação no IX FÓRUM INTERNACIONAL DE TURISMO DO IGUASSU são o português e o espanhol. Se o trabalho for escrito em língua estrangeira (espanhol), o resumo deverá ser apresentado também em português.

4. Autores
4.1 Poderão ser submetidos até 3 (três) trabalhos (artigo científico e resumo expandido) por autor incluindo as co-autorias. No caso do resumo expandindo não há limite de submissão para o orientador.
4.2 Quando o trabalho completo selecionado possuir mais de um autor, serão observados os seguintes critérios: a) PARA ARTIGO número máximo de 4 (quatro) autores em cada trabalho; b) PARA RESUMO número máximo de 5 (cinco) autores em cada trabalho e mais dois orientadores; pelo menos um dos autores deverá se inscrever no IX FÓRUM INTERNACIONAL DE TURISMO DO IGUASSU e comparecer ao evento para apresentação do trabalho que for classificado; no momento da submissão, é necessário ter o cadastro dos outros autores (nome completo, CPF, endereço, e-mail e instituição); c) serão distribuídos os certificados por trabalho, com o nome de todos os autores, aos trabalhos que forem devidamente apresentados durante o evento.
4.3 Não serão emitidos certificados para trabalhos que não forem apresentados oralmente, assim como também não concorrerá à premiação.
4.4 A submissão dos trabalhos será via on-line conforme informações do site http://festivaldeturismodascataratas.com/atividades/eventos-complementares/forum-internacional/. Caberá ao autor definir o Grupo de Trabalho (GT) no qual deseja que seu trabalho seja inscrito, avaliado e classificado, considerando o exposto no item 2.
4.5 Membros da Comissão Científica e Coordenadores de GT podem submeter trabalhos para avaliação, uma vez que a fórmula de premiação, considerando o disposto no item 12.5, mantém isonomia e segurança para os participantes, caso seus trabalhos sejam aprovados e selecionados.

5. Normas de apresentação dos trabalhos
5.1 Os artigos deverão ter no mínimo 12 (doze) e, no máximo, 20 (vinte) páginas digitadas, incluindo as referências, além do resumo com palavras-chave e dos anexos seguindo na sua formatação as normas da ABNT.
5.2 Os resumos expandidos deverão ter no mínimo 3 (três) e, no máximo, 5 (cinco) páginas digitadas, incluindo as referências, além do resumo com palavras-chave e dos anexos seguindo na sua formatação as normas da ABNT.
5.3 A Comissão Científica considerará o trabalho NÃO APROVADO ao constatar o(s) nome(s) do(s) autor(es) em quaisquer partes do trabalho ou identificação oculta.

6. Critérios de avaliação
6.1 A avaliação dos trabalhos será realizada por meio do sistema double blind review (os avaliadores não têm acesso à identificação dos autores do trabalho que estão avaliando).
6.2 Nas avaliações dos artigos científicos e dos resumos expandidos, a Comissão Científica analisará os seguintes aspectos:
6.2.1 Os aspectos pré-textuais, que se referem à apresentação preliminar do trabalho, contemplando título, resumo (resumem) e palavras-chave (palabras-llaves). Será analisada a apresentação resumida dos objetivos, da metodologia e dos principais resultados.
6.2.2 Os aspectos da estrutura do trabalho, onde se consideram os elementos relacionados à composição do texto, destacando coerência, organização e sequência, linguagem e adequação à norma culta, qualidade das ilustrações e conformidade às normas do evento.
6.2.3 A estruturação do conteúdo, onde se apresentam os pontos relativos ao teor científico do trabalho. Será especialmente considerada a relevância, originalidade, a inovação do tema e abordagem, o referencial teórico, a metodologia empregada, profundidade da análise, coerência das conclusões com os objetivos, originalidade e as bibliografias utilizadas.
6.2.4 A avaliação geral versará sobre as contribuições do artigo científico e do resumo expandido, incluindo sua pertinência ao grupo de trabalho que foi submetido e a contribuição para a construção de conhecimento na área do turismo.

7. Seleção e classificação
7.1 Os trabalhos apresentados para avaliação deverão ser originais e inéditos.
7.2 Os trabalhos serão julgados pela sua qualidade científica. De acordo com o disposto no item 2.2, a Coordenação Geral reserva o direito de após a seleção realizada pela Comissão Científica, juntamente com os Coordenadores de GT e o Comitê Científico organizarem o número de trabalhos para apresentação em cada GT, podendo ainda eliminar trabalhos com menor avaliação em grupos que extrapolem o número adequado e que possam comprometer as apresentações e bom andamento do evento.
7.3 Os autores que tiverem seus trabalhos aprovados farão apresentação oral prevista para os dias 18 e 19 e junho de 2015. A ordem das apresentações será definida previamente e informada no site, havendo falta, o trabalho seguinte poderá ser antecipado conforme decisão dos Coordenadores de GTs.
7.4 O certificado de apresentação será entregue aos apresentadores dos trabalhos pelos Coordenadores de GTs.
7.5 Outros procedimentos não previstos nas Normas serão definidos pela Comissão Organizadora do IX FÓRUM INTERNACIONAL DE TURISMO DO IGUASSU e comunicados, oportunamente, aos autores dos trabalhos aprovados pela Comissão Científica. Quaisquer dúvidas não contempladas nestas normas poderão ser sanadas diretamente por intermédio do e-mail do Comitê Científico (forum@fitcataratas.com).

8. Apresentação e material disponível em cada sala.
8.1 Solicita-se aos autores que retirem seus crachás na secretaria geral do evento antes de se dirigir às salas nas quais apresentarão os seus trabalhos. Verificar na Programação (site) local e horário de credenciamento, bem como a ordem de apresentação.
8.2 Para a apresentação oral dos trabalhos aprovados serão disponibilizadas salas sinalizadas com tema geral, além de títulos e autores dos trabalhos que serão apresentados.
8.3 Cada sala será coordenada por moderadores responsáveis por: a) controle do tempo nas apresentações; b) registro das apresentações; c) distribuição dos certificados aos autores que comparecerem ao evento para a apresentação dos seus trabalhos; d) mediação do debate, das análises e das ponderações dos presentes em cada GT; e) atribuição de nota a apresentação.
8.4 A ordem das apresentações orais será definida pelos coordenadores de GT e coordenação do fórum de acordo com os critérios definidos em conjunto, determinando o número máximo de trabalhos aprovados em determinado GT, caso necessário será organizado mais de um GT por temática, conforme indicado nos itens 2.2 e 7.2.
8.5 O tempo de apresentação destinado a cada trabalho corresponderá a 15 minutos, obedecendo a ordem de apresentação previamente estabelecida e informada no site do fórum.
8.6 Serão disponibilizados aos autores: a) projetor multimídia; b) computador com drives para CD e saída USB. Outros materiais não relacionados poderão ser solicitados por e-mail à Comissão Organizadora até o dia 01/06/2015 para que sejam providenciados e disponibilizados aos autores.

9. Direitos Autorais
9.1 Ao enviar o trabalho para apreciação da Comissão Científica, os autores concordam em ceder os direitos autorais dos seus artigos para efeitos exclusivos de publicação nos anais no site do evento http://festivaldeturismodascataratas.com/atividades/eventoscomplementares/forum-internacional/ e nos sites das instituições que fazem parte da organização deste fórum. Todos os direitos sobre ideias, teses e argumentos serão reservados exclusivamente aos autores.

10. Data-limite de envio dos trabalhos
10.1 Os trabalhos deverão ser remetidos à Comissão Científica do IX FORUM INTERNACIONAL DE TURISMO DO IGUASSU via site http://festivaldeturismodascataratas.com/atividades/eventoscomplementares/forum-internacional/ até as 23h59 do dia 11/05/2015 (segunda-feira).
10.1.1 A Comissão Científica do IX FÓRUM INTERNACIONAL DE TURISMO DO IGUASSU não se responsabiliza por possíveis congestionamentos no sistema de submissão dos trabalhos na data limite.
10.1.2 Não serão aceitos trabalhos enviados por meios não contemplados no item 10.1.

11. Divulgação dos resultados
11.1) A divulgação do resultado dos trabalhos avaliados será feita até no dia 01/06/2015 por meio de envio de e-mail ao(s) autor(es) notificando sua APROVAÇÃO ou REPROVAÇÃO.
11.2) No dia 05/06/2015 a Comissão Científica do IX FORUM INTERNACIONAL DE TURISMO DO IGUASSU disponibilizará a relação final dos trabalhos aprovados por grupo de trabalho no site http://festivaldeturismodascataratas.com/atividades/eventos-complementares/forum-internacional/

12. Premiação
12.1 Para efeitos de premiação dos melhores trabalhos serão utilizados os mesmos critérios constantes no item 6 e observando os itens do 12.5.
12.2 Os trabalhos aprovados e não apresentados oralmente serão automaticamente desclassificados de qualquer premiação e publicação do IX FÓRUM INTERNACIONAL DE TURISMO DO IGUASSU.
12.3 A Comissão Especial será formada por cinco professores mestre ou doutores.
12.4 Os trabalhos selecionados para publicação serão avaliados pela comissão especial, definindo o número de artigos publicados em conjunto com a organização do fórum.
12.5 Os trabalhos selecionados para premiação serão escolhidos por uma comissão especial, sendo um de cada GT (eixos) por categoria (resumo expandido e artigo científico) sendo premiados os que obtiverem a maior nota conforme a fórmula estipulada pela Comissão Científica:
NFP = (NAV x 3) + (NGT x 2) + (NCE x 5)
NFP = Nota Final Premiação
NAV = Nota Avaliadores
NGT = Nota Grupo de Trabalho
NCE = Nota Comissão Especial
12.6 A premiação será realizada conforme segue:
O primeiro colocado no artigo cientifico receberá um prêmio cujo valor será de R$2.000,00 (dois mil reais) e o segundo colocado receberá um prêmio de R$ 1.000,00 (hum mil reais).
O primeiro colocado no resumo expandido receberá um prêmio cujo valor será de R$2.000,00 (dois mil reais) e o segundo colocado receberá um prêmio de R$ 1.000,00 (hum mil reais).

13. Publicação dos trabalhos aprovados
13.1 Os trabalhos aprovados e apresentados serão publicados em até seis meses do término do IX FÓRUM INTERNACIONAL DE TURISMO DO IGUASSU em formato online no site do evento, com exceção dos selecionados para as revistas parceiras do evento e da edição especial do livro do Fórum.
13.2 O livro é a publicação física dos trabalhos selecionados pela comissão especial do evento e seu lançamento é realizado na edição seguinte do evento.

14. Eixos Temáticos
- Eixo Estruturante Turismo e Política Pública.
- Eixo Estruturante Turismo e Desenvolvimento Local.
- Eixo Estruturante Turismo e Cultura.
- Eixo Estruturante Turismo e Gestão Ambiental.
- Eixo Estruturante Turismo, Lazer e Entretenimento.
- Eixo Estruturante Turismo e Hospitalidade.
- Eixo Estruturante Turismo, Educação e Formação Profissional.
- Eixo Estruturante Turismo, Inovação e Tecnologia.
- Eixo Estruturante Turismo e Gastronomia.
- Eixo Estruturante Turismo, Marketing e Serviços.
- Eixo Estruturante Turismo sem Fronteiras

15. Disposições Gerais
Os casos omissos nestas Normas serão decididos pelo Comitê Científico em conjunto com a Coordenação Geral do IX Fórum Internacional de Turismo do Iguassu.
Dúvidas ou questões controversas não constantes nestas normas poderão ser tratadas diretamente com a Coordenação Científica, através do e-mail: forum@fitcataratas.com.


Professor Doutor Francisco Antonio dos Anjos
Presidente do Comitê Científico do IX Fórum Internacional de Turismo Iguassu