Normas 2018



12º FÓRUM INTERNACIONAL DE TURISMO DO IGUASSU
FOZ DO IGUAÇU - PR

20, 21 E 22 DE JUNHO DE 2018

Tema: “TURISMO E GESTÃO DE CRISES: OPORTUNIDADES E DESAFIOS AS EMPRESAS E AOS GOVERNOS”


EDITAL PARA SUBMISSÃO DE TRABALHO

Objeto: As normas a seguir versam sobre os critérios de submissão de trabalho para o 12º Fórum Internacional de Turismo do Iguassu, promovido em parceria pela De Angeli Feiras Eventos e pelo Programa de Pós-Graduação em Turismo e Hotelaria (Mestrado e Doutorado) da Universidade do Vale do Itajaí – UNIVALI.

1. Participação

1.1 Para o 12º Fórum Internacional de Turismo do Iguassu serão aceitos trabalhos na forma de resumo expandido com autoria de alunos de graduação e sob a orientação de professores; e de artigo científico de autoria de alunos de graduação e pós-graduação, professores, pesquisadores ou profissionais do turismo e de áreas correlatas.

1.2 Para participação é necessário inscrever-se no Festival das Cataratas pelo site www.festivaldascataratas.com na aba inscrições. Somente participantes inscritos tem acesso à Área do Participante por onde é feita a submissão dos trabalhos. Não é necessário pagar a taxa para submeter trabalhos, o apresentador do trabalho deverá estar inscrito e com a taxa paga para efetiva participação no evento, assim como outros que forem adentrar o evento e as salas de apresentações.

1.2.1 A Gratuidade (isenção) não dá direito a estorno de pagamento anteriormente feito.

1.3 Os trabalhos deverão ser encaminhados para a avaliação nos prazos e modos fixados neste edital. Qualquer trabalho que for enviado fora das normas deste edital, estará automaticamente desclassificado.

2. Conteúdo

2.1 O conteúdo dos trabalhos submetidos ao 12º FÓRUM INTERNACIONAL DE TURISMO DO IGUASSU deverá versar sobre um dos eixos temáticos dos grupos de trabalho conforme descrito no item 14.

2.2 A Comissão Organizadora poderá, de acordo com a quantidade de trabalhos recebidos, desmembrar ou reunir grupos de trabalho, ou ainda, de acordo com o conteúdo dos trabalhos aprovados, alocar os trabalhos nos GTs – Grupo de Trabalho que julgar pertinente.

3. Idioma

3.1 Os idiomas oficiais para apresentação no 12º FÓRUM INTERNACIONAL DE TURISMO DO IGUASSU serão português, espanhol e inglês. CAMPO OBRIGATÓRIO NO SISTEMA.

4. Autores

4.1 O autor poderá submeter tão somente 01 (hum) trabalho, sendo artigo científico ou resumo expandido.

4.2 Quando o trabalho completo selecionado possuir mais de um autor, serão observados os seguintes critérios: a) PARA ARTIGO número máximo de 04 (quatro) autores em cada trabalho; b) PARA RESUMO número máximo de 05 (cinco) autores em cada trabalho e mais 02 (dois) orientadores; c) pelo menos um dos autores deverá se inscrever no 12º FÓRUM INTERNACIONAL DE TURISMO DO IGUASSU e comparecer ao evento para apresentação do trabalho que for classificado; d) no momento da submissão, é necessário ter o cadastro dos outros autores (nome completo, CPF, endereço, e-mail e instituição);d) ao final da apresentação do trabalho, será entregue pelo Coordenador de GT, 01 (hum) certificado do trabalho com o nome de todos os autores.

4.3 Trabalhos que não foram apresentados oralmente não concorrerão à premiação, nem serão emitidos certificados de apresentação e não constarão nos anais ou outros meios de publicação.

4.4 A submissão dos trabalhos será via online, em arquivo PDF, conforme informações do site http://festivaldascataratas.com/atividades/eventos-complementares/forum-internacional/. Caberá ao autor definir o Grupo de Trabalho (GT) no qual deseja que seu trabalho seja inscrito, avaliado e classificado, considerando o exposto no item 2.

4.4.1 O Grupo de trabalho é obrigatório sob pena de desclassificação. SISTEMA OBRIGATÓRIO.

4.5 Membros da Comissão Científica e Coordenadores de GT podem submeter trabalhos para avaliação, uma vez que a fórmula de premiação, conforme o disposto no item 12.5, mantém isonomia e segurança para os participantes, caso seus trabalhos sejam aprovados e selecionados.

5. Normas de apresentação dos trabalhos

5.1 Os artigos deverão ter no mínimo 10 (dez) e, no máximo, 20 (vinte) páginas digitadas, incluindo as referências, além do resumo com palavras-chave e dos anexos seguindo na sua formatação as normas da ABNT.

5.2 Os resumos expandidos deverão ter no mínimo 03 (três) e, no máximo, 05 (cinco) páginas digitadas, incluindo as referências, além do resumo com palavras-chave e dos anexos seguindo na sua formatação as normas da ABNT.

5.2.1 Nos resumos expandidos somente os alunos de graduação podem apresentar os trabalhos.

5.3 No momento da submissão do trabalho, o(s) nome(s) do(s) autor(es)  não devem constar no arquivo do trabalho. Caso conste o nome dos autores no arquivo do trabalho, este será automaticamente desclassificado.

5.4 No sistema no campo dos nomes dos autores, estes não podem ser abreviados..

5.5 Não é autorizado a inserção autores e orientadores após aprovados os trabalhos.

6. Critérios de avaliação

6.1 A avaliação dos trabalhos será realizada por meio do sistema os doubleblindreview (os avaliadores não têm acesso à identificação dos autores do trabalho que estão avaliando).

6.2 Nas avaliações dos resumos expandidos e dos artigos científicos, a Comissão Científica analisará os seguintes aspectos:

6.2.1 Os aspectos pré-textuais que se referem à apresentação preliminar do trabalho, contemplam título, resumo/resumem/abstract e palavras-chave/palabras-llaves/keywords). Será analisada a apresentação resumida dos objetivos, da metodologia e dos principais resultados.

6.2.2 Nos aspectos da estrutura do trabalho serão considerados os elementos relacionados à composição do texto, a coerência, a organização, a sequência, a linguagem e a adequação à norma culta, a qualidade das ilustrações e a conformidade às normas do evento.

6.2.3 A estruturação do conteúdo onde se apresentam os pontos relativos ao teor científico do trabalho, será especialmente considerada a relevância, a originalidade, inovação do tema, a abordagem, o referencial teórico, a metodologia empregada, a profundidade da análise, a coerência das conclusões com os objetivos, a originalidade e as bibliografias utilizadas.

6.2.4 A avaliação geral versará sobre as contribuições do resumo expandido e artigo científico, incluindo sua pertinência ao grupo de trabalho que foi submetido e a contribuição para a construção de conhecimento na área do turismo.

7. Seleção e classificação

7.1 Os trabalhos apresentados para avaliação deverão ser originais e inéditos.

7.2 Os trabalhos serão julgados pela sua qualidade científica. De acordo com o disposto no item 2.2, a Coordenação Geral reserva o direito de após a seleção realizada pela Comissão Científica, juntamente com os Coordenadores de GT e o Comitê Científico organizarem o número de trabalhos para apresentação em cada GT.

7.3 Os autores que tiverem seus trabalhos aprovados farão apresentação oral prevista para os dias 20, 21 e  22 de Junho 2018. A ordem das apresentações será definida previamente e informada no site próximo ao evento. Na ausência do apresentador do resumo expandido ou artigo científico, o agendamento seguinte poderá ser antecipado conforme decisão dos Coordenadores de GTs.

7.4 Será entregue 01 certificado impresso de apresentação por trabalho ao apresentador oral pelo Coordenador de GT, logo após a apresentação. Os certificados de participação no Fórum devem ser acessados no site oficial www.festivaldascataratas.com a partir do dia 31  de julho e ficarão disponíveis até o dia 10 de dezembro de 2018.

7.5 Outros procedimentos não previstos nestas normas serão definidos pela Comissão Científica do 12º FÓRUM INTERNACIONAL DE TURISMO DO IGUASSU e comunicados, oportunamente, aos autores dos trabalhos aprovados. Quaisquer dúvidas não contempladas nestas normas poderão ser sanadas diretamente por intermédio do e-mail do Comitê Científico: forum@festivaldascataratas.com.


8. Apresentação e material disponível em cada sala

8.1 A credencial será retirada na secretaria do evento, após a confirmação do pagamento da taxa de inscrição. Imprima sua credencial e retire um porta-credencial na secretaria do evento a partir do dia 20 de junho às 10h. Com a sua credencial em mãos, dirija-se às salas para as apresentações de trabalhos. Verifique na programação oficial no site os locais e horários das apresentações de trabalhos.

8.2 Para a apresentação oral dos trabalhos aprovados serão disponibilizadas salas sinalizadas com GT e os títulos e autores dos trabalhos que serão apresentados.

8.3 Cada sala será coordenada por moderadores responsáveis pelo: a) controle do tempo nas apresentações; b) a assinatura pelo apresentador do trabalho explanado / registro das apresentações; c) a distribuição dos certificados aos autores que compareceram para a apresentação dos seus trabalhos; d) a mediação do debate, das análises e das ponderações dos presentes em cada GT; e) a atribuição de nota à apresentação.

8.4 A ordem das apresentações orais será definida pelos coordenadores de GT e coordenação do Fórum de acordo com os critérios definidos em conjunto, determinando o número máximo de trabalhos aprovados em determinado GT. Caso necessário será organizado mais de um GT por temática, conforme indicado nos itens 2.2 e 7.2.

8.5 O tempo de apresentação destinado a cada trabalho corresponderá a 15 (quinze) minutos, obedecendo a ordem de apresentação previamente estabelecida e informada no site do Fórum.

8.6 Serão disponibilizados aos autores: a) o projetor multimídia; b) o computador com drives para CD/DVD e entrada USB. Outros materiais não relacionados poderão ser solicitados por e-mail à Comissão Organizadora até o dia 01/06/2018 para que sejam providenciados e disponibilizados aos autores.

9. Direitos Autorais

9.1 Ao enviar o trabalho para apreciação da Comissão Científica, os autores concordam em ceder os direitos autorais dos seus artigos para efeitos exclusivos de publicação no livro (selecionados), nos anais e no site do evento (http://festivaldascataratas.com) e nos sites das instituições que fazem parte da organização deste Fórum. Todos os direitos sobre ideias, teses e argumentos serão reservados exclusivamente aos autores.

10. Data-limite de envio dos trabalhos

10.1 Os trabalhos deverão ser submetidos à Comissão Científica do 12º FORUM INTERNACIONAL DE TURISMO DO IGUASSU via site oficial http://festivaldascataratas.com até as 23h59 do dia 30/04/2018.

10.1.1 A Comissão Científica do 12º FÓRUM INTERNACIONAL DE TURISMO DO IGUASSU não se responsabiliza por possíveis congestionamentos no sistema de submissão dos trabalhos na data limite.

10.1.2 Não serão aceitos trabalhos enviados por meios não contemplados no item 10.1, com desclassificação automática
11. Divulgação dos resultados

11.1 No dia 01/06/2018 a Comissão Científica do 12º FÓRUM INTERNACIONAL DE TURISMO DO IGUASSU disponibilizará a relação final dos trabalhos aprovados por grupo de trabalho no site http://festivaldascataratas.com.

11.2 A divulgação do resultado dos trabalhos avaliados será feita até no dia 05/06/2017 por meio de envio de e-mail ao(s) autor(es) notificando sua APROVAÇÃO ou REPROVAÇÃO.

12. Premiação

12.1 Para efeitos de premiação dos melhores trabalhos serão utilizados os mesmos critérios que constam no item 6 e observando os itens do 12.5.

12.2 Os trabalhos aprovados e não apresentados oralmente serão automaticamente desclassificados de qualquer premiação e publicação do 12º FÓRUM INTERNACIONAL DE TURISMO DO IGUASSU.

12.3 A Comissão Especial será formada por cinco professores doutores.

12.4 Os trabalhos selecionados para publicação serão avaliados pela comissão especial, definindo o número de artigos publicados em conjunto com a organização do Fórum.

12.5 Os trabalhos selecionados para premiação serão escolhidos por uma comissão especial, por categoria (resumo expandido e artigo científico), sendo premiados os que obtiverem a maior nota conforme a fórmula estipulada pela Comissão Científica:

NFP = (NAV x 3) + (NGT x 2) + (NCE x 5)
NFP = Nota Final Premiação
NAV = Nota Avaliadores
NGT = Nota Grupo de Trabalho
NCE = Nota Comissão Especial

12.6 A premiação será realizada conforme segue:
O primeiro colocado no artigo científico receberá um prêmio cujo valor será de R$ 2.000,00 (dois mil reais) e o segundo colocado receberá um prêmio de R$ 1.000,00 (hum mil reais).
O primeiro colocado no resumo expandido receberá um prêmio cujo valor será de R$ 2.000,00 (dois mil reais) e o segundo colocado receberá um prêmio de R$ 1.000,00 (hum mil reais).

13. Publicação dos trabalhos aprovados

13.1 Os trabalhos aprovados e apresentados serão publicados na previsão de seis meses do término do 12º FÓRUM INTERNACIONAL DE TURISMO DO IGUASSU em formato online no site do evento, com exceção dos selecionados para as revistas parceiras do evento e da edição especial do livro do Fórum.

13.2 O livro é a publicação física dos trabalhos selecionados pela comissão especial do evento e seu lançamento é realizado na edição seguinte do evento.

14. Eixos Temáticos

·         Eixo Estruturante Turismo, Planejamento e Política Pública
·         Eixo Estruturante Turismo e Desenvolvimento Local e Regional
·         Eixo Estruturante Turismo, História e Cultura
·         Eixo Estruturante Turismo e Meio Ambiente
·         Eixo Estruturante Turismo, Lazer e Entretenimento
·         Eixo Estruturante Turismo e Hospitalidade
·         Eixo Estruturante Turismo, Educação e Formação Profissional
·         Eixo Estruturante Turismo, Inovação e Tecnologia
·         Eixo Estruturante Turismo e Gastronomia
·         Eixo Estruturante Turismo, Marketing e Serviços
·         Eixo Estruturante Turismo e Eventos

15. Disposições Gerais

Os casos omissos nestas Normas serão decididos pelo Comitê Científico em conjunto com a Coordenação Geral do 12º Fórum Internacional de Turismo do Iguassu.

Dúvidas ou questões controversas não constantes nestas normas poderão ser tratadas diretamente com a Coordenação Científica, através do e-mail: forum@festivaldascataratas.com

Foz do Iguaçu - PR / Balneário Camboriú - SC, 25 de Janeiro de 2018.


Sara Joana Gadotti dos Anjos
Presidente do Comitê Científico do
12º Fórum Internacional de Turismo Iguassu

Fransciso Antonio dos Anjos 
Coordenador do Fórum

12º Fórum Internacional de Turismo Iguassu

Pablo Flôres Limberger 
Coordenador do Fórum

12º Fórum Internacional de Turismo Iguassu


Newton Paulo de Abreu Angeli
Idealizador e Coordenador Geral
13º Festival das Cataratas