12º FÓRUM INTERNACIONAL DE TURISMO DO
IGUASSU
FOZ DO IGUAÇU - PR
20, 21 E 22 DE JUNHO DE 2018
Tema: “TURISMO E GESTÃO DE CRISES: OPORTUNIDADES
E DESAFIOS AS EMPRESAS E AOS GOVERNOS”
EDITAL PARA SUBMISSÃO DE TRABALHO
Objeto: As normas a
seguir versam sobre os critérios de submissão de trabalho para o 12º Fórum
Internacional de Turismo do Iguassu, promovido em parceria pela De Angeli Feiras
Eventos e pelo Programa de Pós-Graduação em Turismo e Hotelaria (Mestrado e
Doutorado) da Universidade do Vale do Itajaí – UNIVALI.
1. Participação
1.1 Para o 12º Fórum Internacional de Turismo do
Iguassu serão aceitos trabalhos na forma de resumo expandido com autoria de
alunos de graduação e sob a orientação de professores; e de artigo científico de
autoria de alunos de graduação e pós-graduação, professores, pesquisadores ou
profissionais do turismo e de áreas correlatas.
1.2 Para participação é
necessário inscrever-se no Festival das Cataratas pelo site www.festivaldascataratas.com na aba inscrições. Somente
participantes inscritos tem acesso à Área do Participante por onde é feita a submissão
dos trabalhos. Não é necessário pagar a taxa para submeter trabalhos, o
apresentador do trabalho deverá estar inscrito e com a taxa paga para efetiva
participação no evento, assim como outros que forem adentrar o evento e as
salas de apresentações.
1.2.1 A Gratuidade (isenção) não
dá direito a estorno de pagamento anteriormente feito.
1.3 Os trabalhos deverão ser
encaminhados para a avaliação nos prazos e modos fixados neste edital. Qualquer
trabalho que for enviado fora das normas deste edital, estará automaticamente
desclassificado.
2. Conteúdo
2.1 O conteúdo dos trabalhos
submetidos ao 12º FÓRUM INTERNACIONAL
DE TURISMO DO IGUASSU deverá versar sobre um dos eixos temáticos dos grupos de
trabalho conforme descrito no item 14.
2.2 A Comissão Organizadora
poderá, de acordo com a quantidade de trabalhos recebidos, desmembrar ou reunir
grupos de trabalho, ou ainda, de acordo com o conteúdo dos trabalhos aprovados,
alocar os trabalhos nos GTs – Grupo de Trabalho que julgar pertinente.
3. Idioma
3.1 Os idiomas oficiais para
apresentação no 12º FÓRUM INTERNACIONAL
DE TURISMO DO IGUASSU serão português, espanhol e inglês. CAMPO OBRIGATÓRIO NO
SISTEMA.
4. Autores
4.1 O autor poderá submeter
tão somente 01 (hum) trabalho, sendo artigo científico ou resumo expandido.
4.2 Quando o trabalho completo
selecionado possuir mais de um autor, serão observados os seguintes critérios:
a) PARA ARTIGO número máximo de 04 (quatro) autores em cada trabalho; b) PARA
RESUMO número máximo de 05 (cinco) autores em cada trabalho e mais 02 (dois) orientadores;
c) pelo menos um dos autores deverá se inscrever no 12º FÓRUM INTERNACIONAL DE TURISMO DO IGUASSU e comparecer ao
evento para apresentação do trabalho que for classificado; d) no momento da
submissão, é necessário ter o cadastro dos outros autores (nome completo, CPF,
endereço, e-mail e instituição);d) ao final da apresentação do trabalho, será
entregue pelo Coordenador de GT, 01 (hum) certificado do trabalho com o nome de
todos os autores.
4.3 Trabalhos que não foram
apresentados oralmente não concorrerão à premiação, nem serão emitidos
certificados de apresentação e não constarão nos anais ou outros meios de
publicação.
4.4 A submissão dos trabalhos
será via online, em arquivo PDF, conforme informações do site
http://festivaldascataratas.com/atividades/eventos-complementares/forum-internacional/.
Caberá ao autor definir o Grupo de Trabalho (GT) no qual deseja que seu
trabalho seja inscrito, avaliado e classificado, considerando o exposto no item
2.
4.4.1 O Grupo de trabalho é obrigatório
sob pena de desclassificação. SISTEMA OBRIGATÓRIO.
4.5 Membros da Comissão
Científica e Coordenadores de GT podem submeter trabalhos para avaliação, uma
vez que a fórmula de premiação, conforme o disposto no item 12.5, mantém
isonomia e segurança para os participantes, caso seus trabalhos sejam aprovados
e selecionados.
5. Normas de apresentação dos
trabalhos
5.1 Os artigos deverão
ter no mínimo 10 (dez) e, no máximo, 20 (vinte) páginas digitadas, incluindo as
referências, além do resumo com palavras-chave e dos anexos seguindo na sua
formatação as normas da ABNT.
5.2 Os resumos expandidos deverão
ter no mínimo 03 (três) e, no máximo, 05 (cinco) páginas digitadas, incluindo
as referências, além do resumo com palavras-chave e dos anexos seguindo na sua
formatação as normas da ABNT.
5.2.1 Nos resumos expandidos somente os alunos de graduação podem apresentar
os trabalhos.
5.3 No momento da submissão do
trabalho, o(s) nome(s) do(s) autor(es) não devem constar no arquivo do
trabalho. Caso conste o nome dos autores no arquivo do trabalho, este será
automaticamente desclassificado.
5.4 No sistema no campo dos nomes dos autores, estes não
podem ser abreviados..
5.5 Não é autorizado a inserção autores e orientadores após
aprovados os trabalhos.
6. Critérios de avaliação
6.1 A avaliação dos trabalhos
será realizada por meio do sistema os doubleblindreview (os avaliadores
não têm acesso à identificação dos autores do trabalho que estão avaliando).
6.2 Nas avaliações dos resumos
expandidos e dos artigos científicos, a Comissão Científica analisará os
seguintes aspectos:
6.2.1 Os aspectos pré-textuais que
se referem à apresentação preliminar do trabalho, contemplam título, resumo/resumem/abstract
e palavras-chave/palabras-llaves/keywords). Será analisada a apresentação
resumida dos objetivos, da metodologia e dos principais resultados.
6.2.2 Nos aspectos da estrutura
do trabalho serão considerados os elementos relacionados à composição do texto,
a coerência, a organização, a sequência, a linguagem e a adequação à norma
culta, a qualidade das ilustrações e a conformidade às normas do evento.
6.2.3 A estruturação do conteúdo
onde se apresentam os pontos relativos ao teor científico do trabalho, será
especialmente considerada a relevância, a originalidade, inovação do tema, a abordagem,
o referencial teórico, a metodologia empregada, a profundidade da análise, a coerência
das conclusões com os objetivos, a originalidade e as bibliografias utilizadas.
6.2.4 A avaliação geral versará
sobre as contribuições do resumo expandido e artigo científico, incluindo sua
pertinência ao grupo de trabalho que foi submetido e a contribuição para a
construção de conhecimento na área do turismo.
7. Seleção e classificação
7.1 Os trabalhos apresentados
para avaliação deverão ser originais e inéditos.
7.2 Os trabalhos serão
julgados pela sua qualidade científica. De acordo com o disposto no item 2.2, a
Coordenação Geral reserva o direito de após a seleção realizada pela Comissão
Científica, juntamente com os Coordenadores de GT e o Comitê Científico organizarem
o número de trabalhos para apresentação em cada GT.
7.3 Os autores que tiverem
seus trabalhos aprovados farão apresentação oral prevista para os dias 20, 21 e
22 de Junho 2018. A ordem das
apresentações será definida previamente e informada no site próximo ao evento.
Na ausência do apresentador do resumo expandido ou artigo científico, o
agendamento seguinte poderá ser antecipado conforme decisão dos Coordenadores
de GTs.
7.4 Será entregue 01 certificado impresso de apresentação por
trabalho ao apresentador oral pelo Coordenador de GT, logo após a apresentação.
Os certificados de participação no Fórum devem ser acessados no site oficial www.festivaldascataratas.com a
partir do dia 31 de julho e ficarão
disponíveis até o dia 10 de dezembro de 2018.
7.5 Outros procedimentos não
previstos nestas normas serão definidos pela Comissão Científica do 12º FÓRUM INTERNACIONAL DE TURISMO DO
IGUASSU e comunicados, oportunamente, aos autores dos trabalhos aprovados.
Quaisquer dúvidas não contempladas nestas normas poderão ser sanadas
diretamente por intermédio do e-mail do Comitê Científico: forum@festivaldascataratas.com.
8. Apresentação e material disponível
em cada sala
8.1 A credencial será retirada
na secretaria do evento, após a confirmação do pagamento da taxa de inscrição.
Imprima sua credencial e retire um porta-credencial na secretaria do evento a
partir do dia 20 de junho às 10h. Com a sua credencial em mãos, dirija-se às
salas para as apresentações de trabalhos. Verifique na programação oficial no
site os locais e horários das
apresentações de trabalhos.
8.2 Para a apresentação oral
dos trabalhos aprovados serão disponibilizadas salas sinalizadas com GT e os títulos
e autores dos trabalhos que serão apresentados.
8.3 Cada sala será coordenada por
moderadores responsáveis pelo: a) controle do tempo nas apresentações; b) a assinatura
pelo apresentador do trabalho explanado / registro das apresentações; c) a distribuição
dos certificados aos autores que compareceram para a apresentação dos seus
trabalhos; d) a mediação do debate, das análises e das ponderações dos
presentes em cada GT; e) a atribuição de nota à apresentação.
8.4 A ordem das apresentações
orais será definida pelos coordenadores de GT e coordenação do Fórum de acordo
com os critérios definidos em conjunto, determinando o número máximo de
trabalhos aprovados em determinado GT. Caso necessário será organizado mais de
um GT por temática, conforme indicado nos itens 2.2 e 7.2.
8.5 O tempo de apresentação
destinado a cada trabalho corresponderá a 15 (quinze) minutos, obedecendo a ordem
de apresentação previamente estabelecida e informada no site do Fórum.
8.6 Serão disponibilizados aos
autores: a) o projetor multimídia; b) o computador com
drives para CD/DVD e entrada USB. Outros materiais não relacionados poderão ser
solicitados por e-mail à Comissão Organizadora até o dia 01/06/2018 para que
sejam providenciados e disponibilizados aos autores.
9. Direitos Autorais
9.1 Ao enviar o trabalho para
apreciação da Comissão Científica, os autores concordam em ceder os direitos
autorais dos seus artigos para efeitos exclusivos de publicação no livro
(selecionados), nos anais e no site do evento (http://festivaldascataratas.com) e nos
sites das instituições que fazem parte da organização deste Fórum. Todos os
direitos sobre ideias, teses e argumentos serão reservados exclusivamente aos
autores.
10. Data-limite de envio dos trabalhos
10.1 Os
trabalhos deverão ser submetidos à Comissão Científica do 12º FORUM
INTERNACIONAL DE TURISMO DO IGUASSU via site oficial http://festivaldascataratas.com até as
23h59 do dia 30/04/2018.
10.1.1 A Comissão Científica do 12º FÓRUM INTERNACIONAL DE TURISMO DO
IGUASSU não se responsabiliza por possíveis congestionamentos no sistema de
submissão dos trabalhos na data limite.
10.1.2 Não serão aceitos
trabalhos enviados por meios não contemplados no item 10.1, com
desclassificação automática
11. Divulgação dos resultados
11.1 No dia 01/06/2018 a
Comissão Científica do 12º FÓRUM
INTERNACIONAL DE TURISMO DO IGUASSU disponibilizará a relação final dos
trabalhos aprovados por grupo de trabalho no site http://festivaldascataratas.com.
11.2 A divulgação do resultado
dos trabalhos avaliados será feita até no dia 05/06/2017 por meio de envio de
e-mail ao(s) autor(es) notificando sua APROVAÇÃO ou REPROVAÇÃO.
12. Premiação
12.1 Para efeitos de premiação
dos melhores trabalhos serão utilizados os mesmos critérios que constam no item
6 e observando os itens do 12.5.
12.2 Os trabalhos aprovados e
não apresentados oralmente serão automaticamente desclassificados de qualquer
premiação e publicação do 12º
FÓRUM INTERNACIONAL DE TURISMO DO IGUASSU.
12.3 A Comissão Especial será
formada por cinco professores doutores.
12.4 Os trabalhos selecionados
para publicação serão avaliados pela comissão especial, definindo o número de
artigos publicados em conjunto com a organização do Fórum.
12.5 Os trabalhos selecionados
para premiação serão escolhidos por uma comissão especial, por categoria
(resumo expandido e artigo científico), sendo premiados os que obtiverem a
maior nota conforme a fórmula estipulada pela Comissão Científica:
NFP = (NAV x 3) + (NGT x 2) +
(NCE x 5)
NFP = Nota Final Premiação
NAV = Nota Avaliadores
NGT = Nota Grupo de Trabalho
NCE = Nota Comissão Especial
12.6 A premiação será realizada
conforme segue:
O primeiro colocado no artigo científico receberá um prêmio
cujo valor será de R$ 2.000,00 (dois mil reais) e o segundo colocado receberá
um prêmio de R$ 1.000,00 (hum mil reais).
O primeiro colocado no resumo expandido receberá um
prêmio cujo valor será de R$ 2.000,00 (dois mil reais) e o segundo colocado receberá
um prêmio de R$ 1.000,00 (hum mil reais).
13. Publicação dos trabalhos aprovados
13.1 Os trabalhos aprovados e
apresentados serão publicados na previsão de seis meses do término do 12º FÓRUM
INTERNACIONAL DE TURISMO DO IGUASSU em formato online no site do evento, com
exceção dos selecionados para as revistas parceiras do evento e da edição
especial do livro do Fórum.
13.2 O livro é
a publicação física dos trabalhos selecionados pela comissão especial do evento
e seu lançamento é realizado na edição seguinte do evento.
14. Eixos Temáticos
·
Eixo Estruturante Turismo, Planejamento e Política
Pública
·
Eixo Estruturante Turismo e Desenvolvimento Local e
Regional
·
Eixo Estruturante Turismo, História e Cultura
·
Eixo Estruturante Turismo e Meio Ambiente
·
Eixo Estruturante Turismo, Lazer e Entretenimento
·
Eixo Estruturante Turismo e Hospitalidade
·
Eixo Estruturante Turismo, Educação e Formação Profissional
·
Eixo Estruturante Turismo, Inovação e Tecnologia
·
Eixo Estruturante Turismo e Gastronomia
·
Eixo Estruturante Turismo, Marketing e Serviços
·
Eixo Estruturante Turismo e Eventos
15. Disposições
Gerais
Os casos omissos nestas Normas serão
decididos pelo Comitê Científico em conjunto com a Coordenação Geral do 12º Fórum
Internacional de Turismo do Iguassu.
Dúvidas ou questões controversas não
constantes nestas normas poderão ser tratadas diretamente com a Coordenação
Científica, através do e-mail: forum@festivaldascataratas.com
Foz
do Iguaçu - PR / Balneário Camboriú - SC, 25 de Janeiro de 2018.
Sara Joana
Gadotti dos Anjos
Presidente do Comitê Científico do
12º Fórum Internacional de
Turismo Iguassu
Fransciso
Antonio dos Anjos
Coordenador do Fórum
12º Fórum Internacional de
Turismo Iguassu
Pablo Flôres
Limberger
Coordenador do Fórum
12º Fórum Internacional de
Turismo Iguassu
Newton Paulo
de Abreu Angeli
Idealizador e Coordenador Geral
13º Festival das Cataratas